segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Melhores sites de 2009

Vale a pena dar uma olhada nessa lista, para saber o que está fazendo sucesso em termos de conteúdo e serviços para a Web:

Os 50 melhores sites de 2009 segundo a revista Time

domingo, 23 de agosto de 2009

Jornalismo e comentários em blogs

O caderno Cultura deste sábado tem uma reportagem sobre trolling em comentários de blogs. O interessante é que a Rosane de Oliveira e o Zini Pires relatam como é seu relacionamento direto com os leitores.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Informação na Web pode determinar contratação

Pesquisa mostra que 45% dos empregadores analisam perfis dos candidatos em redes sociais.

Motivos que levaram as empresas a dispensar um candidato:

  • Publicação de conteúdo provocante ou inapropriado - 53%
  • Candidato publicou conteúdo mencionando uso de bebida ou drogas - 44%
  • Falou mal do ex-empregador e de clientes - 35%
  • Candidato se expressa mal - 29%
  • Comentários discriminatórios - 26%
  • Candidato mentiu sobre o currículo - 24%
  • Compartilhou informação confidencial do antigo empregador - 20%

Motivos que levaram à contratação de um candidato:

  • Perfil da uma boa impressão sobre a personalidade do candidato - 50%
  • Currículo apresentado e perfil online batiam - 39%
  • O candidato era criativo - 38%
  • Boa habilidade em se expressar - 35%
  • O candidato tinha cultura geral - 33%
  • Outras pessoas publicaram boas referências - 19%
  • Candidato recebera prêmios e elogios - 15%

domingo, 16 de agosto de 2009

BIBLIOGRAFIA

BASTOS, Hélder. Jornalismo eletrónico: internet e reconfiguração de práticas nas redações. Coimbra: Minerva, 2000

BRAMBILLA, Ana; PRIMO, Alex. Software social e construção do conhecimento. http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/softconhecimento.pdf

BRIGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004

BRIGGS, Mark. Jornalismo 2.0: como sobreviver e prosperar. College Park: Universidade de Maryland, 2007. Disponível em: http://knightcenter.utexas.edu/Jornalismo_20.pdf.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003

DE SANTOS, M. S.; RODRIGUES, J. P. A construção do dispositivo de enunciação nos blogs “sobre os bastidores da política”
e “blog do noblat”. Anais do II Encontro Nacional sobre Hipertexto. Fortaleza, 2007. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte//hipertexto2007/anais/hipertexto2007.html. Acesso: 30 jul. 2009.

FRANCO, Guilhermo. Como escrever para Web. Knight Center for Journalism in the America, 2008. Disponível em: http://knightcenter.utexas.edu/como_web.php

LANDOW, George P. Hipertexto: la convergencia de la teoría crítica contemporánea y la tecnología. Barcelona: Paidós, 1995.

_______. Teoría del hipertexto. Barcelona: Paidós, 1997.

LÉVY, Pierre. Que é o virtual? São Paulo: 34, 1996.

MIELNICZUK, L.; PALACIOS, M. Considerações para um estudo sobre o formato da notícia na Web: o link como elemento paratextual. In: MOTTA, L. G. F. (org.). Estratégias e Culturas da Comunicação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002. v. 1. 200 p. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_mielniczuck_linkparatextual.pdf. Acesso: 30 jul. 2009.

MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em tempo real: o fetiche da velocidade. Rio de Janeiro: Revan, 2002.

MURAD, Angèle. O hipertexto eletrônico como base para reconfigurar a atividade jornalística. Ciberlegenda, n. 3, 2000. Disponível em: http://www.uff.br/mestcii/angele3.htm. Acesso: 18 ago. 2009.

NEGROPONTE, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Multimídia: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

PRIMO, Alex. Quão interativo é o hipertexto? Da interface potencal à escrita coletiva. http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/quao_interativo_hipertexto.pdf

RADFAHRER, Luli. Design/Web/Design 2. São Paulo: Market Press, 2001. Disponível em: http://www.luli.com.br/dwd2/.

RODRIGUES, Bruno. Webwriting: redação e informação para a web. São Paulo. Editora Brasport, 2006.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

CRONOGRAMA 2009/2 - MANHÃ

19 ago. - Introdução e revisão das teorias do jornalismo online

26 ago. - Hipertexto

02 set. - Hipertexto

09 set. - Boas práticas de jornalismo online (incluindo usabilidade)

16 set. - Mídia Social aplicada ao jornalismo (apuração, divulgação, produção colaborativa e relacionamento com o público)

23 set. - Cadastramento de Google Reader, Twitter, Delicious, YouTube, Flickr, Ask500People, SlideShare etc.

30 set. - SET UNIVERSITÁRIO

07 out. - Reunião geral de redação, cadastramento e teste de equipamentos / Entrega de análise de jornal online

21 out. - Pauta I - Reunião em grupos de 10

28 out. - Pauta I

04 nov. - Pauta I

11 nov. - Pauta II - Reunião em grupos de 10

18 nov. - Pauta II

25 nov. - Pauta II

02 dez. - Pauta III - Reunião em grupos de 10

09 dez. - Pauta III

16 dez. - Pauta III

23 dez. - G2

CRONOGRAMA 2009/2 - NOITE

21 ago. - Introdução e revisão das teorias do jornalismo online

28 ago. - Hipertexto

04 set. - Hipertexto

11 set. - Boas práticas de jornalismo online (incluindo usabilidade)

18 set. - Mídia Social aplicada ao jornalismo

25 set. – Cadastramento de Google Reader, Twitter, Delicious, YouTube, Flickr, Ask500People, SlideShare etc.

02 out. - Reunião geral de redação, cadastramento e teste de equipamentos / Entrega de análise de jornal online

09 out. - Pauta I - Reunião em grupos de 10 em 10 (de acordo com a chamada, em horários marcados)

16 out. - Pauta I

23 out. - Pauta I

30 out. - Pauta II - Reunião em grupos de 10

06 nov. - Pauta II

13 nov. - Pauta II

20 nov. - Pauta III - Reunião em grupos de 10

27 nov. - Pauta III

04 dez. - Pauta III

11 dez. – revisão

18 dez. - G2